Noticias

08/08/2017

Varejo farmacêutico aumenta número de contratações

Mercado

Crescimento constante e investimento no modelo de assistência farmacêutica são incentivos

As vagas de trabalho para farmacêuticos dentro do varejo cresceram 23% nos últimos dois anos, de acordo com a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma). O número de profissionais alcançou a média de três por loja – 20.021 farmacêuticos distribuídos por 6.436 farmácias.

"O permanente crescimento em vendas nas redes, sempre na casa dos dois dígitos, leva à expansão geográfica para todos os estados brasileiros e o Distrito Federal, o que ajuda a explicar as contratações", argumenta o presidente executivo da Abrafarma, Sergio Mena Barreto.

Outro incentivo está relacionado ao investimento no modelo de assistência farmacêutica. Amparados pela criação da Lei n° 13.021/2014, os estabelecimentos começaram um movimento de abertura de salas de orientação clínica nos pontos de venda – hoje já são 1,2 mil espaços do gênero.

De acordo com as projeções da entidade, o volume de farmácias inauguradas em 2017 deve ser 8% a 9% superior ao de 2016 e outras 1,8 mil salas de assistência serão implementadas até 2020. A expectativa é que, junto a esse movimento, novos postos de trabalho sejam criados.

Fonte: Assessoria de Imprensa Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias da Abrafarma (Scritta)