Noticias

09/11/2017

Prepare a loja para o verão

Mercado

Para se beneficiar do aumento das vendas registrado pela temporada, as farmácias precisam adequar o sortimento

 

Tradicionalmente, o período de verão representa uma época de altas nas vendas do varejo. Animado com as festas de fim de ano e com a chegada das férias, o consumidor sai às compras em busca por produtos sazonais. Essa movimentação gera, em média, um acréscimo de pelo menos 15% no tíquete médio das lojas.

Para tirar máximo proveito desse período favorável, a farmácia deve estar preparada para atender às necessidades dos consumidores. O primeiro passo é analisar o ano anterior de vendas do mesmo período e identificar quais categorias tiveram as vendas aumentadas.

 

“Além de categorias tradicionais, pode ser que o varejista descubra que outras interessantes também vendem mais no verão, por exemplo, e ele não estava com isto no radar”, explica a diretora da Mind Shopper, Alessandra Lima.

 

Depois de definir quais categorias serão foco – é importante que seja um número limitado, para o trabalho ser bem executado –, é necessário definir quais as marcas são mais representativas.

 

Normalmente, em categorias sazonais, existem marcas “âncoras”, que passam ao shopper a sensação de que chegou o período sazonal. Em geral, é mais importante marcas reconhecidas pelo shopper do que uma grande diversidade de marcas para estas categorias.